quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Recuperar arquivos no Linux

Se você procura um software para recuperar aquele(s) arquivo(s) que deletou sem querer – Acredite, você não foi nem será o único a fazer esse tipo de coisa – mas não usa mais o Ruindows. Encontrei uma solução para compartilhar com você(s).
O nome do software é “Magic Rescue” e pode ser baixado clicando aqui.
Para instalar é fácil fácil:
Descompacte a pasta com extensão tar.gz, utilize o comando ./configure e depois o velho make seguido do make install.

COMO UTILIZAR O “MAGIC RESCUE”:

Para utilizar esse programinha você precisa primeiro definir um diretório para armazenar os arquivos recuperados e de uma receita que dirá qual/quais tipo de arquivo(s) estará procurando.
A versão original do Magic Rescue já possui receitas pré-definidas, porém você poderá criar novas receitas, que nada mais são do que scripts que reconhece padrões de determinados arquivos.
O primeiro passo para executar o programa é executar o comando hdparm -d1 -c -u1 /dev/device, onde “device” é o dispositivo que irá utilizar para fazer a busca. Esse comando serve para permitir acesso direto da memória e garantir uma redução no tempo que leva para buscar os arquivos no dispositivo.
Para executar o programa propriamente dito deve-se especificar no mínimo um diretório e uma receita. O comando básico é: magicrescue -d directory -r recipe device. Um exemplo prático seria magicrescue -d /home/usuario/pastaderecuperacao -r /usr/share/magicrescue/recipes/avi /dev/sda1. Esse comando procura por arquivos de extensão .avi no diretório sda1 e põe os arquivos encontrados na pasta “pastaderecuperacao”.
As receitas pré-definidas podem ser encontradas no diretório /usr/share/magicrescue/recipes como demonstrado acima.
Para mais funções do software pesquise no “man page” do Magic Rescue.

FONTE: http://www.linux.com/feature/126525

Nenhum comentário: